Utilizando o Método RTM-Light 5


rtm- light 2

O método RTM-light, também conhecido como ULRTM (Ultra Light Resin Transfer Molding), produz peças de alta rigidez, baixo peso e possui uma série de variações, o que possibilita a fabricação dos moldes de muitas formas diferentes.

O processo de utilização desse método combina o uso de vácuo e injeção de resina através de dois moldes de encaixe que serão fixados e selados. Entre os dois moldes haverá uma cavidade, espaço interno entre eles, que será composta pelas fibras e pelo material sandwish.  A selagem do flange entre os dois moldes, se dará pela aplicação de vácuo.

A partir dai, é feita uma abertura de vácuo diretamente na cavidade existente , o que fará com que as fôrmas sejam comprimidas e o laminado compactado. A quantidade necessária de resina é aplicada ao reservatório e fluirá através da cavidade sob baixa pressão (pressão menor de 1 atm). Quando todo o laminado estiver impregnado, o excesso da resina passará pelas camadas até um depósito posicionado na linha de vácuo.

A vantagem desse método é que ele proporciona peças com melhor qualidade e acabamento em ambos os lados e, pelo fato de possuir um ciclo de poucas horas de preparação, injeção e cura da peça, a utilização desse método pode proporcionar para o construtor uma produção em grande escala.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

5 thoughts on “Utilizando o Método RTM-Light

  • Rafael Felipe

    Boa noite!!!
    No caso do RTM Light seria possível o uso do peel ply para uma superfície com aderência sem comprometer os moldes ou seria necessário também o uso de materiais auxiliares como separadores (plástico perfurado)? Tenho muitas dúvidas sobre o processo e gostaria de implanta-lo na empresa que trabalho (apesar de eu ser um simples operário).
    Agradeceria muito sua ajuda!!

    • MCB Autor do post

      Oi, Rafael.
      Aconselho que você entre em contato com nosso departamento de engenharia para entendermos melhor o seu interesse. Sua pergunta foi enviada ao nosso departamento comercial, mas fique a vontade para entrar em contato através do tel: 21 2267-8877 para conversamos melhor. Abs,