Quero comprar um barco, e agora? 2


Blog_semi_usados_2

Diferente daqueles que pensam que comprar um barco é tão simples quanto comprar um carro ou uma moto, aqui vamos mostrar que a tarefa de encontrar um barco, ainda mais um que seja seminovo ou usado, requer bastante pesquisa e paciência, e é claro, uma paixão que seja capaz de acompanhar todo esse processo.

O primeiro passo é saber a procedência dessa embarcação, ou como é mais conhecido no contexto náutico, é preciso saber do pedigree desse barco. Isso envolve saber quem é o estaleiro que guarda essa embarcação, o que ele representa no mercado, o número de barcos que têm na água, o índice de satisfação de cada cliente nesse mesmo estaleiro, entre alguns outros detalhes que no final vão se mostrar imprescindíveis na escolha do barco ideal.

Uma boa opção na hora de ir atrás de um barco usado é procurar um profissional da área que seja respeitado, bem conceituado e que tenha uma história no mercado. Ter alguém do seu lado com tal competência ajuda a minimizar os problemas que você possa encontrar a longo prazo. Nesse meio encontramos diversos brokers e corretores que podem auxiliar na seleção de modelos dentro do estilo e orçamento que você deseja.

Caso você seja do tipo “prefiro fazer as coisas sozinho e do meu jeito”, então depender de alguém não seja bem uma opção. Sendo assim, é de extrema importância uma boa pesquisa a respeito das marcas de barcos e as funcionalidades e características de cada uma. Há também a facilidade da internet, onde encontram-se diversas lojas que passam seriedade e credibilidade, isso possibilita que você faça a sua pesquisa autonomamente e com certa confiança.

Conversar com o mecânico que cuida ou cuidou do barco que você tem em mente, ir em sua oficina e pedir o laudo que contenha tudo o que já foi feito na vida útil dessa mesma embarcação, é uma outra vertente a se considerar, assim como, contratar alguém para analisar as partes elétrica e hidráulica e tudo o que possivelmente possa sofrer corrosão. Por fim, não esqueça que é de grande importância uma análise minuciosa para fazer um levantamento geral do que você vai gastar após a compra, quanto vai gastar e se sua aquisição vai compensar esse gasto. 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

2 thoughts on “Quero comprar um barco, e agora?

  • jose costa

    O melhor conselho que eu dou antes de comprar um barco é saber onde o guardar, ou onde o atracar. Se for um barco que não possa ser guardado num espaço próprio, acarreta despesas que poderão não ser suportáveis. Tudo o resto se faz com calma e com tempo.
    Os meus cumprimentos,

  • Marcel

    Olá Jorge.
    Estou pensando em comprar um veleiro construido em espuma de divinincel e fibra de vidro. Como é um barco construido ha 20 anos atras, pelo estaleiro Multimar, e ficou na agua por muito tempo, nao sei se foi feita a pintura de fundo constantemente. Como posso saber se houve infiltracao de agua para a espuma abaixo da linha dagua?
    Agradeço antecipadamente.