O Problema da Umidade

Tão importante quanto a temperatura é o nível de umidade durante a laminação. Qualquer quantidade de água, mesmo na forma de vapor, que venha a entrar em contato com um laminado não curado afetará o processo de polimerização da resina e a colagem com as fibras, reduzindo as propriedades físicas e químicas do laminado. Os níveis de umidade que o construtor deve tentar manter na sua fábrica dependerão novamente do grau de sofisticação da laminação.

O uso de desumidificadores e aquecedores na construção de laminados de alta performance é justificável, pois removerá vários litros de água por dia, dependendo do tamanho da área de laminação. Do mesmo modo, todos os materiais de laminação devem ser guardados em condições secas e climatizadas. Cuidado extra deve ser tomado no armazenamento e transporte do material de laminação, quando se mantêm condições controladas de temperatura e umidade.

Nunca se esqueça de que a umidade se condensa no interior dos rolos de fibra quando trazidos de um ambiente frio para um ambiente quente, e que mesmo uma quantidade pequena de condensação é suficiente para evitar a colagem da resina na fibra. Fibras tipo aramida e fibras de carbono são sensíveis, também, à absorção de moléculas de água. O construtor deve certificar-se de que os rolos destes materiais estejam completamente secos antes de serem utilizados.

Comentários (2)

  • Felippe Pessoa disse:

    O estaleiro em que trabalho fica próximo ao mar, com uma umidade sempre alta. Como podemos armazenar os materiais para evitar que eles absorvam umidade??

    • Barracuda Composites disse:

      Felippe, muitos estaleiros ficam estrategicamente próximos a água para facilitar o transporte de suas embarcações e realmente esses lugares costumam ter uma umidade bem elevada. O que pode ser feito é manter os materiais de laminação em uma sala ou até mesmo um container com a umidade controlada, podendo ser utilizados aparelhos de ar condicionado e desumidificadores.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *