Qual é o grooving mais eficiente? 12


divinycell-tipos_mbc-barracuda

A grande realidade é que nenhum deles é melhor do que o outro, a eficiência esta de acordo com o projeto. Cada grooving (corte) tem sua finalidade e para melhor compreensão listamos suas propriedades.

Introdução a respeito do material de núcleo espuma de PVC divinycell.

Esse núcleo é o mais utilizado na indústria náutica, devido suas vantagens. O núcleo de PVC oferece um desempenho estrutural semelhante aos honeycombs , é mais barato e tem baixo peso. As espumas fabricadas a partir do PVC (Cloreto de Polivinila) possuem células fechadas, não propagam fogo, resistem a altas temperaturas e apresentam boas características mecânicas. Suas densidades mais comuns são 45, 60, 80, 100, 130, 160, 200, 250 kg/m³ .

Tipos de cortes

::Espuma de PVC Divinycell DC::

espumaPVC-DC_barracuda

Possui gooving nas duas faces com encontro das ranhuras no centro da placa. É associado a utilização das massas de colagem Divilette ou Corebond quando laminados com resina poliéster. Indicado para laminações manuais de superfícies planas.

::Espuma de PVC Divinycell DCI::

espumaPVC-DCI_barracuda

Espuma com grooving de baixa profundidade e possui perfurações que possibilitam um canal de resina interligando as duas faces. É o mais utilizado no processo de infusão.

::Espuma de PVC Divinycell DCP::

espumaDCP-PL_barracuda

Apresenta uma face ranhurada e outra lisa com perfurações, recomendada para laminação de baixa espessura com tecidos leves.

::Espuma de PVC Divinycell DCX::

espumaPVC-DCX_barracuda

Este é uma variação dinâmica do tipo DC, onde os cortes são escalonados em ambas direções que ultrapassam da linha média na profundidade do núcleo gerando pequenas perfurações ao longo da placa garantindo a completa transferência do adesivo de colagem no momento de sua instalação. A pequena espessura de corte minimizar em grandes partes o consumo de resina durante a aplicação.

::Espuma de PVC Divinycell GS::

espumaPVC-GS_barracuda

Possui cortes profundos de face a face. Em uma das faces é anexada uma tela de fibra de vidro para manter a sustentação da placa. Indicada para o uso de laminações de superfícies curvas.

::Espuma de PVC Divinycell GSP e PL::

espumaPVC-PL_barracuda

São placas lisas, sua diferença esta no tamanho. Enquanto a PL possui de 2 a 3m² a GSP tem 0,75 a 1,32m². São aplicadas principalmente na construção one off, mock up, protótipos e em laminação com epoxy.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

12 thoughts on “Qual é o grooving mais eficiente?

    • Jorge Nasseh Autor do post

      Olá, Hamilton.
      A utilização do sistema sandwich aumenta a leveza e a rigidez do material, proporcionando uma performance muito melhor.
      A Barracuda Composites publicou uma matéria falando da utilização de composites em pranchas stand up, você poderá conferir acessando o site http://www.barracudacomposites.com.br.
      Att,

  • Adelar Duarte

    Estou planejando a construcao de um Camper, sobre a carroceria da minha camionete e decidi fazer com Divinceel, pelas suas qualidades, especialmente reducao de peso.Qual material devo usar no sanduiche com Divincell, de modo mais simples para um amador?
    Vi o sistema de vacuo e achei um pouco dificil pra quem nao tem producao em serie. Preciso de processo simples e ficiente para minha necessidade.

    • Jorge Nasseh Autor do post

      Oi, Adelar.
      Estou encaminhando sua pergunta para o nosso departamento de engenharia. Com certeza, eles irão te responder da melhor maneira possível.
      Um abraço,

  • MAURICIO MEZZOMO

    Olá, tambem estou projetando uma camper para minha hilux e gostaria de utilizar as placas de Divinycell.
    Qual tipo de placa me indicam para isolamento termico e que tipo de revestimento posso fazer?
    grato

    • Jorge Nasseh Autor do post

      Olá, Mauricio.
      Eu encaminhei o seu email para o nosso gerente comercial, ele entrará em contato com você.

      Um abraço,

  • Augusto Batista

    Estou pensando em construir um Catamarã 35… Não entendo nada ainda, mas tudo o que vejo em placas de espuma PVC, são resinados em vácuo e em moldes.
    Poderíamos aplicar resina nesse material sem uso dos moldes e do vácuo?

    Grato;
    Augusto Batista

    • Jorge Nasseh Autor do post

      Olá, Augusto.
      Sugiro que entre em contato conosco para que a gente possa entender melhor o seu projeto e assim, auxiliá-lo da melhor maneira.
      Nosso telefone é (21) 2267-8877.

      Um abraço,

    • MCB Autor do post

      Olá, Tarcisio.
      Sim, nós temos em estoque o Divinycell H80.
      Vou solicitar ao departamento de vendas que entre em contato com você através do email.
      Um abraço,

  • Jordano Paiva

    Ola Jorge.
    Sou Produtor de stand-ups e atualmente estou envolvido em construção de Races de competição. Estou procurando diminuir peso sem enfraquecer a laminação que atualmente faço com tecido T-160 sarja mais Epoxy.
    A espuma divinycell poderia ser utiilizada com este proposito ? Ela faz curva de borda ou seu uso se restringe a areas planas ?
    Lamino a vacuo bem.
    Aguardo,
    Att, Jordano

    • MCB Autor do post

      Olá, Jordano. Como vai?

      A espuma de PVC Divinycell pode ser utilizada na fabricação de pranchas, sim. Nós temos um curso de laminação a vácuo onde diversos shapers participam e tiram dúvidas sobre a aplicação de espuma de PVC em laminação. Encaminhei seu email para o departamento comercial, eles vão te responder com mais detalhes. Também encaminhei para o nosso departamento de marketing, eles fazem a divulgação dos nossos cursos, caso tenha algum interesse em participar, seria ótimo para o seu projeto.

      Um abraço,