{"id":1175,"date":"2021-10-21T11:10:00","date_gmt":"2021-10-21T14:10:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.manualdeconstrucaodebarcos.com.br\/?p=1175"},"modified":"2021-10-21T13:57:56","modified_gmt":"2021-10-21T16:57:56","slug":"tipos-de-fibra-de-vidro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.manualdeconstrucaodebarcos.com.br\/tipos-de-fibra-de-vidro\/","title":{"rendered":"Tipos de Fibra de Vidro"},"content":{"rendered":"\n

Quando se pensa na constru\u00e7\u00e3o de barcos utilizando materiais compostos a fibra de vidro \u00e9 a primeira op\u00e7\u00e3o de refor\u00e7o na mente de projetistas e construtores por conta de seu excelente custo benef\u00edcio e sua ampla versatilidade e variedade de configura\u00e7\u00f5es de trama.<\/p>\n\n\n\n

Como ela \u00e9 comercializada em formas diferentes de refor\u00e7o que variam desde fios roving e manta picada at\u00e9 os eficientes tecidos multiaxiais, \u00e9 poss\u00edvel utilizar as fibras de vidro em processos de alto volume de produ\u00e7\u00e3o, como o spray-up<\/em>, at\u00e9 aqueles que priorizam alto teor de fibras e pequena quantidade de vazios (microbolhas), como o prepreg<\/em>.<\/p>\n\n\n\n

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A maior parte das estruturas n\u00e1uticas \u00e9 constru\u00edda com fibras de vidro do tipo E, refor\u00e7o que foi originalmente desenvolvido para ser utilizado como isolamento el\u00e9trico e a nomenclatura remete a \u201cEletrical Glass<\/em>\u201d. Em sua forma original, essa fibra apresenta excelentes propriedades mec\u00e2nicas em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 tra\u00e7\u00e3o e flex\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, quando \u00e9 produzida em grandes volumes com filamentos de di\u00e2metros que variam entre 18 a 22 m\u00edcrons, metade das propriedades mec\u00e2nicas s\u00e3o perdidas. Isso ocorre principalmente por conta da abras\u00e3o provocada pelo contato entre os filamentos durante o processamento.<\/p>\n\n\n\n

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Mesmo com todas essas quest\u00f5es, as fibras de vidro do tipo E representam a op\u00e7\u00e3o de melhor custo benef\u00edcio para os construtores de barcos. No entanto, com a evolu\u00e7\u00e3o do produto as ind\u00fastrias como a aeron\u00e1utica e e\u00f3lica tinham v\u00e1rios projetos para utilizar as fibras de vidro mas precisavam desempenhos melhores e, por essa raz\u00e3o, come\u00e7aram a desenvolver as fibras do tipo R e S, que posteriormente tamb\u00e9m ganharam algum espa\u00e7o em aplica\u00e7\u00f5es n\u00e1uticas que precisam de um desempenho mec\u00e2nico melhor do que as fibras do tipo E s\u00e3o capazes de proporcionar.<\/p>\n\n\n\n

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As diferen\u00e7as das fibras R e S come\u00e7am na composi\u00e7\u00e3o qu\u00edmica que possui um teor de sil\u00edca e alum\u00ednio maior, o que acaba tornando as propriedades mec\u00e2nicas de 20 a 40% superiores as fibras do tipo E.<\/p>\n\n\n\n

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Outra caracter\u00edstica de extrema import\u00e2ncia \u00e9 o di\u00e2metro dos filamentos, que \u00e9 cerca de metade dos filamentos de fibra de vidro E. Isso significa que com o mesmo peso, as fibras R e S apresentam o dobro de \u00e1rea superficial o que aumenta a \u00e1rea de contato com a matriz polim\u00e9rica e a ader\u00eancia entre os elementos do laminado por consequ\u00eancia. Al\u00e9m disso, esse menor di\u00e2metro permite uma maior compacta\u00e7\u00e3o e possibilita o aumento do teor de fibras e melhora nas propriedades mec\u00e2nicas do laminado.<\/p>\n\n\n\n

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As fibras do tipo R e S possuem um custo mais alto, mas s\u00e3o op\u00e7\u00f5es \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o dos construtores com propriedades melhores e densidades menores, o que torna seu comportamento mec\u00e2nico mais eficiente do que as fibras do tipo E.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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