Comentários sobre: Escolhendo um Projeto https://www.manualdeconstrucaodebarcos.com.br/escolhendo-um-projeto/ Sat, 30 Mar 2024 14:19:51 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.1.1 Por: Barracuda Composites https://www.manualdeconstrucaodebarcos.com.br/escolhendo-um-projeto/#comment-1436 Sat, 30 Mar 2024 14:19:51 +0000 http://barracuda.test/?p=245#comment-1436 Em resposta a Fernando Rodrigues.

Se voce tem experiencia nao e complicado.
Voce pode fazer o barco por strip planking de espuma de PVC
No livro vermelho (2) tem um capitulo sobre o metodo.
Tem muita gente que usa e faz barco ate bem grande!!!

]]>
Por: Fernando Rodrigues https://www.manualdeconstrucaodebarcos.com.br/escolhendo-um-projeto/#comment-1435 Fri, 29 Mar 2024 01:08:42 +0000 http://barracuda.test/?p=245#comment-1435 Olá barracuda

Tenho algumas dúvidas

– muito complicado a construção de uma embarcação fishing com casco para mar aberto?

– e como se faz um molde para casco?

]]>
Por: Barracuda Composites https://www.manualdeconstrucaodebarcos.com.br/escolhendo-um-projeto/#comment-1404 Mon, 11 Mar 2024 12:10:50 +0000 http://barracuda.test/?p=245#comment-1404 Em resposta a Sergio Marques.

Procure no site da Glen-L marine

]]>
Por: Sergio Marques https://www.manualdeconstrucaodebarcos.com.br/escolhendo-um-projeto/#comment-1401 Sun, 10 Mar 2024 00:19:45 +0000 http://barracuda.test/?p=245#comment-1401 Boa noite ,procuro projeto catamarã 16 pés ,GRATO

]]>
Por: Barracuda Composites https://www.manualdeconstrucaodebarcos.com.br/escolhendo-um-projeto/#comment-1158 Tue, 13 Jun 2023 14:47:19 +0000 http://barracuda.test/?p=245#comment-1158 Em resposta a Rogério.

Oi Rogerio,
Obrigado pelo feedback! Divulgue para amigos e conhecidos para que tenham acesso também!
Vamos às suas dúvidas:

1- Os materiais compostos tem propriedades muito superiores a madeira e têm uma velocidade de construção também mais rápida. Normalmente você consegue substituir bem a madeira por materiais compostos na grande maioria dos projetos.

2- Precisamos saber qual o método construtivo que o seu projeto sugere para tentar mostrar um equivalente em materiais compostos. Qual é?

3- Primeiro porque a madeira tem um tempo de vida, enquanto os materiais compostos tem uma durabilidade quase que infinita. É muito comum ver barcos fabricados em madeira com apodrecimento em poucos anos e o reparo disto é bem compicado e caro e, às vezes, a estrutura fica completamente comprometida. O método powerflex que é detalhadamente descrito no livro Técnica e Prática de Laminação em Composites, usa painéis pré-fabricados em materiais compostos e são montados e “colados” quase que da mesma forma que o stitch-and-glue.

4- Acho que são somente os materiais porque o método é relativamente semelhante. Lembrando que madeira de boa qualidade não é um material fácil de encontrar, e a colagem e impermeabilização da madeira deve ser feita com resina epoxy ao contrário do método powerflex que usa resina poliéster.

]]>
Por: Rogério https://www.manualdeconstrucaodebarcos.com.br/escolhendo-um-projeto/#comment-1157 Tue, 13 Jun 2023 13:22:18 +0000 http://barracuda.test/?p=245#comment-1157 Olá Barracuda,
Depois de pesquisar mais sobre materiais compostos, estou cada vez mais entusiasmado com essa opção.
No entanto, ainda tenho algumas dúvidas e gostaria de obter sua opinião especializada para seguir adiante.
1-É possível encontrar compostos que ofereçam propriedades aproximadamente equivalentes aos tipos de madeira mencionados no projeto e seguir o metodo construtivo do mesmo?
2-Caso negativo(1), quais adaptações seriam necessárias para a construção em compósito?
3-Quais as vantagens e desvantagens de utilizar compósitos em comparação com a técnica “stitch and glue” com madeira?
4-Quais são os custos envolvidos na conversão para a construção em compósito? Além dos materiais, quais outras considerações financeiras devo ter em mente?
Obrigado, ter esse canal para discutir essas questões com vocês é incrível!

]]>
Por: Barracuda Composites https://www.manualdeconstrucaodebarcos.com.br/escolhendo-um-projeto/#comment-1156 Wed, 07 Jun 2023 12:46:50 +0000 http://barracuda.test/?p=245#comment-1156 Em resposta a Rogério.

Olá Rogério,

Legal, belíssimo projeto! Vamos as suas dúvidas:

1- O processo de construção é muito semelhante e está descrito no livro Métodos Avançados de Construção em Composites. Ao invés de compesado naval você vai usar uma placa infundida de fibra de vidro com espuma de PVC. Para um barco deste comprimento, a espessura final do painel sandwich (K-Lite) deve ser por volta de 8mm.
2- A conta não é tão linear asssim porque no método com plywood você vai usar epoxy e terá que dar muito mais acabamento. Então diria que o custo final vai ser o mesmo.
3- Provavelmente 8mm no fundo e 6mm no costado. No convés 10mm.

]]>
Por: Rogério https://www.manualdeconstrucaodebarcos.com.br/escolhendo-um-projeto/#comment-1155 Tue, 06 Jun 2023 15:25:16 +0000 http://barracuda.test/?p=245#comment-1155 Olá, companheiros entusiastas dos mares!

Em breve devo estar começando a construir um catamaran (James Wharram Amatasi 27). No projeto e no manual de construção apontam o método “stitch and glue”, estou ansioso para dar início a essa jornada. No entanto, recentemente me deparei com um blog que abordava questões de manutenção desses barcos, o que me deixou um pouco preocupado. Isso me levou a realizar mais pesquisas e, finalmente, chegar até aqui.

Tenho receio de cometer o clássico erro de iniciantes mencionado anteriormente: tentar fazer ou adaptar, por conta própria, um projeto existente. Gostaria de pedir a ajuda de vocês para esclarecer algumas dúvidas iniciais:

1-Ao converter um projeto de “stitch and glue” para o método “power flex”, há alguma mudança no processo de construção além do material utilizado?
2-Qual seria a diferença de custo se eu optasse pelo método “power flex”?
3-Seria viável manter as espessuras das chapas de compensado indicadas no projeto ao utilizar o k-lite?
Agradeço imensamente a atenção e aguardo ansiosamente por seus esclarecimentos e orientações!

Atenciosamente, Rogério.

]]>
Por: Barracuda Composites https://www.manualdeconstrucaodebarcos.com.br/escolhendo-um-projeto/#comment-1140 Fri, 26 May 2023 11:47:06 +0000 http://barracuda.test/?p=245#comment-1140 Em resposta a André.

Obrigado pelas palavras André!
Qualquer dúvida, nos pergunte aqui pelo blog!

]]>
Por: André https://www.manualdeconstrucaodebarcos.com.br/escolhendo-um-projeto/#comment-1138 Thu, 18 May 2023 20:31:47 +0000 http://barracuda.test/?p=245#comment-1138 Não tenho nenhuma pergunta ainda! Só parabenizar mesmo!
Já adquiri toda a coleção de livros do autor. Infelizmente ainda não encontrei tempo para me debruçar sobre o maravilhoso conhecimento que tenho certeza que encontrarei lá para quem sabe realizar meu primeiro projeto. Talvez, espero, com a participação do meu filho. Seria muito legal!
Parabéns Sr Jorge pelo compartilhamento desse conhecimento.

]]>
Por: Barracuda Composites https://www.manualdeconstrucaodebarcos.com.br/escolhendo-um-projeto/#comment-994 Tue, 10 Jan 2023 14:40:58 +0000 http://barracuda.test/?p=245#comment-994 Em resposta a Caio.

Boa tarde Caio,

Sobre o material para construção do dingue, o laminado sanduíche em espuma de pvc é a melhor opção. O livro Técnica e Prática de Laminação em Composites detalha exatamente a construção desse modelo de embarcação.
Sobre as anteparas do VM24, sugiro também que você use um laminado de PVC e fibra de vidro, com isso não corre o risco do material se deteriorar com o tempo, conforme ocorre com a madeira. Esse material se chama K-Lite e você consegue uma cotação através do seguinte email, [email protected].
Quanto ao leme, o ideal é manter o material de projeto, como ele é feito hoje em dia?
É possível sim você fazer uma reforma desse nível você mesmo. O livro Manual de Construção de Barcos é muito completo para apaixonados pela construção náutica. Indico que comece com essas literaturas.

]]>
Por: Caio https://www.manualdeconstrucaodebarcos.com.br/escolhendo-um-projeto/#comment-993 Fri, 06 Jan 2023 14:21:09 +0000 http://barracuda.test/?p=245#comment-993 Olá
Parabéns pelo conteúdo, cheguei aqui procurando mais informações para a produção de um dinghy andorinha do cabinho, para usar com o meu filho que está nascendo ( essa é a desculpa que vou dar para a minha mulher kkk)
Gostaria de aproveitar a oportunidade para perguntar sobre uma possível reforma do meu velamar24 que acabou de sair da reforma, kkk, mas já percebi que precisará de uma restruturação mais profissional em alguns anos:

Qual é o material mais indicado para a construção do dinghy pensando em reduzir peso e facilidade de produção, e qual é a literatura indicada.
Sobre o vm24: vou precisar trocar as anteparas em breve, forma feitas com compensado de 1mm com resina, aparentemente elas deveriam ser de 1,5mm mas as que estavam no barco já tinham essa espessura.
Meu leme foi mal feito, em breve precisarei refazer. (Qual é o Material e literatura indicada)
E um dia talvez pretendo fazer um refit do vm24 com uma reforma maior (ao invés de trocar o barco que já ele é quase da família e sou apaixonado pelo projeto)
É possível fazer uma reforma dessa? Existe literatura para pensar/planejar esse projeto?
Gostaria trocar o convés (que está fofo) e se possível fazer algumas alterações no projeto, aumentar o pé direito etc..
Enfim seria quase como fazer um barco novo sem trocar..
Por onde eu começo?
Obrigado

]]>