Quem constrói barcos em sistema de produção seriada sabe que não pode perder tempo com barco pronto no molde. Mas toda resina tem um tempo de cura e um tempo para desenvolver a cura total. Desmoldar o barco muito cedo pode gerar trincas e empenos que não são passíveis de reparo.
Demorar mais tempo do que o necessário também é economicamente inviável, principalmente se o construtor só tem um molde para cada modelo. Um ou dois dias a mais, perdidos dentro do molde, podem representar alguns barcos que não vão ser fabricados em um ano.
Então: Quanto tempo o barco tem que ficar no molde?
A resposta é que tudo depende da resina e da catalisação que se usa. Com resinas poliéster, a cura inicial do laminado (do casco, por exemplo) dura algumas horas, mas a cura parcial que permite que o barco saia do molde pode demorar alguns dias.
Resinas à base de DCPD tem um tempo de cura total menor e permitem uma desmoldagem mais rápida. Uma forma de saber se o laminado está totalmente (ou pelo menos 90%) curado é utilizar a medição de dureza.
Um laminado bem curado pronto para desmoldagem fabricado com resina poliéster, deve ter uma dureza perto de 50 Barcol, e para um laminado de resina epoxy aproximadamente 80 Shore D.