Círculos Perfeitos

Todo mundo sabe que eu construo barcos de fibra há muito anos e as pessoas devem imaginar que o primeiro barco que eu construí tenha sido também um em fibra de vidro… certo? Não, errado. Meu primeiro barco foi de madeira, assim como os outros vários que se sucederam durante alguns anos. Somente depois de alguns barcos de madeira é que eu me aventurei no mundo dos materiais compostos. E foi por puro acaso.  Estranho notar como a vida tem situações imprevisíveis e talvez coisas deste tipo tenham sempre chance de acontecer.

Qual a probabilidade de se encontrar um rio que corra em uma perfeita linha reta em todo o seu percurso sem nenhum desvio? É claro que não existe nenhuma evidência disto. Mesmo que saibamos que o Universo é curvo, e que a geometria clássica que define uma reta na verdade é um sub-sistema de uma geometria mais ampla, onde todas as linhas são curvas, e que qualquer linha reta representa uma pequena seção de um círculo de raio infinito, ainda assim este rio não existe.

Qual a probabilidade de uma montanha ter a forma de uma pirâmide perfeita? Qual a probabilidade de um tronco de uma árvore ter a forma de um cilindro perfeito? Em uma perfeita posição vertical? Qual a probabilidade de uma ilha ou um lago ter a forma perfeita de um círculo? Ou de uma rocha ser uma esfera? Infelizmente não existe nenhuma prova de nada disto neste planeta, embora a probabilidade de se encontrar uma destas formas não seja zero. Ao contrário, a chance de se encontrar tal figura é a mesma que qualquer outra forma. Embora a possibilidade de se encontrar algo tão perfeito seja próximo de zero, ela de modo algum é zero. Talvez em algum outro lugar deste universo esta rocha esférica perfeita exista, senão hoje talvez ela possa ter existido em outra época.

Eu respondo a muitos leitores que me perguntam se eles conseguiriam construir um barco, e eu sempre digo que sim. Meu primeiro emprego foi de ajudante de carpinteiro e eu nunca havia pensado em me tornar um projetista e laminador de barcos de material compostos anos depois. Conheço também muitas pessoas que se aventuraram em seu próprio destino, arriscaram, construíram e velejam hoje mundo afora em seus barcos e sonhos. Vendo desta maneira, com certeza, a chance de se encontrar um círculo perfeito não é zero.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *