Skin Coat é um termo usado por construtores de barcos. A palavra vem do inglês, mas mesmo no Brasil as pessoas utilizam para nomear as primeiras camadas de manta de fibra de vidro aplicadas, normalmente por laminação manual, sobre o gelcoat aplicado na forma do casco ou do convés. Na verdade, o termo se refere à laminação sobre o gelcoat para a construção de qualquer peça.
A função do Skin Coat é proporcionar uma camada que mantenha estável a pintura de gelcoat, que deve resistir às intempéries do meio ambiente e principalmente à penetração de água no casco. Embora 95% dos barcos utilizem resina poliéster para a laminação estrutural, é muito comum alguns fabricantes utilizarem resina estervinílica para proporcionar mais resistência à passagem de água através do gelcoat.
A quantidade de manta aplicada no Skin Coat é uma dúvida frequente entre construtores. Embora esta camada de manta não tenha quase nenhuma função estrutural, ela vai ser (é) sempre necessária na construção de qualquer barco. Um Skin Coat muito espesso acrescenta peso desnecessário ao barco, enquanto uma camada muito fina pode gerar falhas ou trincas na superfície do barco.
Como regra geral, três mantas de 300gr/m2 (total de 900 g/m2) são suficientes para resolver o problema, embora alguns construtores prefiram utilizar uma camada mais espessa com uma camada de 300 g/m2 e mais duas mantas de 450 g/m2 (total de 1200 g/m2). Em média esta gramatura de manta associada à resina poliéster gera uma espessura de aproximadamente 3 a 4mm de espessura.