Vazamentos na Infusão

Com os barcos crescendo em comprimento e, às vezes, utilizando moldes temporários, onde não se tem certeza da estanqueidade da superfície, é mais inteligente dividir a infusão em partes. Alguns barcos de 60 a 80 pés podem ter 300 m² de área de infusão, e separar essas áreas em 3 ou 4 partes faz muito sentido.

Descobrir vazamentos em uma área muito grande pode ser um desafio, principalmente se você não tem prática em montar uma infusão com 100% de precisão. Por isso, é melhor “dividir para conquistar”.

A recomendação é ter pelo menos 0,9 atm de pressão na mangueira de alimentação de resina e, quando fechar o sistema de vácuo, essa pressão deve se manter constante por 20 minutos. Posso garantir que não é fácil obter uma estanqueidade tão boa assim. Entretanto, com esse nível de pressão, a infusão fica perfeita, sem pontos onde a resina não consiga impregnar a fibra e o material sandwich.

Uma estratégia opcional é dividir a área em alguns pedaços menores, com 80 a 120 m², pois fica mais fácil monitorar qualquer vazamento de ar e garantir 100% de impregnação.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *