Acabamento para Pintura do Casco

Antes da aplicação da pintura de base, independente do tipo de tinta a ser utilizado, é preciso lixar o casco. O lixamento serve para corrigir imperfeições, retirar a pintura antiga e também melhorar a ancoragem, ou seja, aumentar a aderência da camada de tinta que promoverá o acabamento final. Depois de passada esta etapa, e corrigidas pequenas rachaduras e trincas, caso existam, aplica-se a pintura de fundo. O número de demãos e a espessura delas depende muito do produto utilizado e do fabricante. Sendo assim, é imprescindível que as recomendações do fabricante sejam seguidas rigorosamente, caso contrário, o resultado final poderá ficar comprometido. A preparação do casco é outro fator vital na hora da pintura, para que seja evitada qualquer possibilidade da tinta se desprender do casco.

O trabalho de aparelhamento com lixa é um mal necessário e quanto mais tempo for dedicado a essa tarefa, melhor será a aparência do barco. Danos a saúde estão envolvidos nesse trabalho, por isso, espera-se que o construtor siga as recomendações de segurança e utilize sempre máscara de proteção contra inalação de poeira. Ao trabalhar no aparelhamento com lixa, tente não provocar buracos ou irregularidades. Se alguns desses defeitos forem encontrados, preencha com massa até ficarem nivelados com as superfícies adjacentes para facilitar o trabalho de acabamento. Quando estiver utilizando massa para nivelamento, procure sempre produtos que produzam pouca distorção térmica e, mesmo assim, não tente preencher irregularidades mais acentuadas de uma vez.

As lixas encontradas no comércio são numeradas e vão do número 24 (lixas mais grossas) a 2000 (mais finas). As de grãos na faixa entre 24 e 150 são de óxido de ferro e devem ser usadas a seco. As outras, de 100 a 2000 são de óxido de alumínio e devem ser utilizadas com água Para superfícies com pintura antiga, deve-se usar lixas na faixa de 60 a 220. Inicie com lixamento a seco e termine com lixas d’água. Note que existem lixas específicas para o uso em superfícies de madeira e metais.

Quando estiver lixando peças de madeira, o acabamento mais suave pode ser conseguido com uma lixa manual após usar uma com máquina. Lembre-se que qualquer quantidade de tinta ou verniz nunca irá esconder um acabamento irregular. Para um trabalho de primeira classe com verniz, a madeira deve estar completamente lisa. Nunca utilize uma lixa mais grossa do que o necessário, ou então você estará gastando tempo e material. Sempre comece o trabalho com lixas mais grossas e termine com uma mais fina. Nunca o contrário. Ao passar de uma lixa grossa para outra mais fina, limpe a madeira a fim de poder acompanhar o desenvolvimento do trabalho de acabamento.

Uma das maiores dores de cabeça que um construtor pode ter é subempreitar o trabalho de preparação do casco a ser pintado. Nenhum pintor gosta de perder tempo lixando qualquer superfície, eles sempre arranjarão um jeito de aplicar logo a tinta e culpar a pintura antiga pelos defeitos aparentes. Isto é um erro grave que se perpetua em todos os estaleiros de reparo em volta do mundo. Existem exceções, mas são raras. O trabalho de preparação requer paciência e, acima de tudo, técnica.

Comentários (10)

  • Bernardo Barros disse:

    Bom dia, ao reaplicar gel em um casco coberto de gelcoat é necessário retirar todo o gelcoat antigo ou somente lixar um pouco para melhorar a aderência?

    • Barracuda Composites disse:

      Bernardo,
      O ideal é você tirar todo o gelcoat pois não é possível saber a composição do gel aplicado anteriormente. É muito comum a utilização de solução de parafina no gelcoat para facilitar o lixamento então se for o caso de ter sido usado um gel com parafina, a nova camada não irá aderir bem se a anterior não for completamente retirada.

  • Bom dia, qual tinta posso aplicar direto, ou uma massa em uma superfície resinada com tecido de resina epóxi poliéster

  • Luis Manuel de Azevedo disse:

    Luis
    Já construi vários veleiros, o maior um catamaran de 26 pés, projeto do arquiteto James Wharram. sempre utilizei madeira solida e compensado marítimo. A minha falta de conhecimento de materiais compostos é notória; estou tentando mudar isso lendo os livros de J N. Já laminei mantas e tecidos sobre o compensado usando resinas de vários tipos. mas nunca usei gelcoat. Para começar qual é a aparência do gelcoat ? Trata-se de algum tipo de tecido que deve ser aplicado com um tipo de resina como se fosse fosse uma manta/tecido de fibra de vidro normal ? Ou é simplesmente uma resina especial pré colorida ? Gostaria de saber se o gelcoat pre colorido pode ser usado para acabamento de um casco de compensado devidamente fibrado em vez de usar simplesmente tinta ?

    • Barracuda Composites disse:

      Olá Luis,
      Parabéns pelo seu altruísmo de tentar coisas novas. Este é o lema da Barracuda! O gelcoat é o que você vê em barcos de produção seriada. Ele é aplicado sobre o molde (se você tiver um) antes da primeira camada de fibra de vidro. O gelcoat é para ser aplicado sobre moldes! Este é o seu caso?
      Se você laminar o seu casco de madeira com fibra de vidro e resina poliéster então você pode aplicar gelcoat. Mas depois vai ter que lixar!

  • Bom día , em um casco construido do zero como posso saber onde fazer a marcação da linha d’água . Me ajudem por favor

    • Barracuda Composites disse:

      Oi José,

      A linha d’água é definida a partir do deslocamento do projeto, ou seja, da massa da embarcação, que é igual a quantidade de água que seu barco é capaz de deslocar. O projeto é capaz de te fornecer uma estimativa para fazer essa marcação inicialmente, mas nada será melhor do que colocar o barco na água para ver se a linha d’água de projeto é compatível com a linha d’água na realidade.

  • PAULO SERGIO ARAUJO CASTRO disse:

    boa tarde amigo. comprei uma lancha de fibra de vidro. ainda está com a pintura boa, mas pretendo depois pintar ela novamente e por gelcoat. gostaria de saber o passo para essa minha missão. obs: não sou pintor, mas quero realizar essa obra. obg. Paulo – São Luis do Maranhão.

    • Barracuda Composites disse:

      Olá, Paulo

      O primeiro passo para qualquer pintura é a preparação da superfície e o lixamento do casco. Esse processo vai corrigir imperfeições e retirar a pintura antiga, além de aumentar a aderência da nova camada de tinta. Se necessário, a próxima etapa será utilizar uma massa de acabamento para corrigir pequenas rachaduras.

      É preciso então limpar a sua superfície com algum tipo de redutor, como acetona. Você pode então aplicar o gelcoat com um rolo ou pode utilizar uma pistola, preferencialmente. Há uma série de considerações a serem feitas para garantir uma pintura perfeita e normalmente o gelcoat é utilizado para o acabamento de embarcações em série, sendo aplicado diretamente sobre o molde antes do laminação do skin coat da embarcação. No entanto, nada impede que ele seja utilizado para após reparos ou para repinturas. O livro Manual de Construção de Barcos traz um seção dedicada às considerações necessárias para se trabalhar com gelcoat e um capítulo inteiro sobre outras opções de pintura também!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *