Combinando Fibras em Tecidos Híbridos

Tecidos Híbridos são aqueles fabricados a partir de dois ou mais tipos de tecidos. Na tentativa de melhorar as propriedades do laminado muitos construtores utilizam fibras que possibilitem agrupar as vantagens dos materiais e minimizar as desvantagens.

As vantagens de incorporar duas fibras em um tecido é que as propriedades finais do reforço aumentam devido ao ajuste e combinação das propriedades individuais de cada fibra. Por exemplo: se é necessário obter um laminado rígido com uma boa resistência ao impacto e um baixo peso, o construtor pode escolher um tecido híbrido de carbono com Kevlar®. O carbono irá prover a rigidez e as fibras aramidas contribuirão com a resistência ao impacto.

No caso de se estar procurando o ajuste de propriedades mecânicas e custo, o mais comum é agrupar as propriedades do Kevlar® com as da fibra de vidro.  De qualquer forma, a combinação de tecidos de fibra de vidro, carbono e Kevlar® pode ser usada para otimizar propriedades mecânicas e custo.

Geralmente estes tecidos híbridos são feitos por encomenda e podem ter também uma infinidade de combinações, dependendo basicamente de quanto se está disposto a investir.  Os tecidos híbridos são encontrados nas tramas bidirecional, unidirecional, biaxial, triaxial e quadriaxial em gramaturas que variam entre 80 e 1800 g/m².

Comentários (4)

    • Barracuda Composites disse:

      O innegra tem uma alta resistência ao impacto e por isto quando combinado com as fibras de carbono que não tem boa resistência ao impacto mas tem alto módulo ajudam a compensar as propriedades mecânicas de ambas as fibras

  • Lucas Ribeiro disse:

    Eu tenho uma prancha de tecido de kevlar e carbono e a cor do kevlar ficou um amarelo escuro horrível! Porque aconteceu isto? Foi um problema da resina?

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *