Definindo o Formato do Casco

A forma do casco é definida de acordo com a sua aplicação. Existem basicamente três tipos de casco: de deslocamento, de semi-deslocamento e de planeio. Linhas mais arredondadas são desejadas em cascos de deslocamento, como é o caso dos trawlers e traineiras de pesca, que possuem sua velocidade limitada pelo seu comprimento e deslocamento. No caso de barcos a vela, as linhas são esbeltas na proa, enquanto na popa são arredondadas e cheias para gerarem uma formação de ondas ideal para a sua performance, tanto no contravento quanto no vento de popa.

 Algumas embarcações operam em condições intermediárias, entre o planeio e o deslocamento, e possuem cascos de semi-deslocamento. Estes cascos têm formas também intermediárias, com proas arredondadas e popas mais planas com menos volume.

No caso de cascos planadores, as linhas são projetadas com fundo plano, para poderem planar com mais facilidade, e a forma em “V” do fundo é definida de acordo com o tipo de mar onde a embarcação irá operar. Caso você queira passear com a família em águas abrigadas, então um casco com fundo plano e pouco “V” será a melhor opção de desempenho. Por outro lado, se o objetivo é pescar em águas agitadas com muita formação de ondas, então é melhor escolher um casco com uma boa dose de “V” para fornecer uma navegação confortável e segura.

Comentários (12)

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Andre,

      Vai depender de muita coisa como o peso do barco – tipo de fundo – ângulo do fundo – disposição de peso a bordo – potência do motor. Alguns barcos tem um bom compromisso com todos estes fatores e por sisto navegam melhor.

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Reinaldo,

      Não necessariamente vai ter problema se a velocidade for baixa mas, conforme o barco começa a planar, o “chine” oferece uma estabilidade para o casco não ficar rolando de um lado para o outro.

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Marcos,

      O angulo de fundo (na popa) de uma lancha de pesca oceanica varia de 14 a 16 graus e na proa de 30 a 34 graus! Tem barco de alta velocidade que o angulo na popa chega a 24-26 graus.

  • claudio amaral disse:

    Porque as vezes um barco de fundo de casco plano em lagos ou rios entram em frequencia de ressonancia batendo a proa com força subindo e descendo

    • Barracuda Composites disse:

      Mesmo em aguas paradas (lagoas e rios) os cascos devem ter alguma hidrodinâmica para evitar estes movimentos.
      A crença de usar fundos com pouco V neste tipo de navegação tem provado que este conceito esta errado.

  • claudio amaral rocha oliveira disse:

    Antes de mais nada muito obrigado por responder sinceramente eu não esperava alguma resposta rs! mas enfim, pretendo construir (ou ate vender) esses barcos de mais ou menos 3mts que os tailandeses usam em corridas de rios com motores de moto. sou engenheiro e trabalho bem com fibra de vidro e demais afins. fiz um curso de projeto de lanchas em 1987 e esta é a minha duvida. “Notei que os tailandeses utilizam fundos totalmente chatos com um unico degrau e completamente sem um v no casco….” no meu projeto eu fiz uma previsao de um pequeno v para evitar justamente essa batida de frente…..mas como nao quero substimar meus amigos tailandeses queria saber de voces se devo ou nao colocar esse v …https://www.youtube.com/watch?v=Osgy9cPDbzU&list=PLiJ4BBnK015hssim9D5KOdT1EKJvh61DG&index=7&t=172s

    • Barracuda Composites disse:

      Claudio. Isto ai é uma coisa (casco..!!) muito especifica (estranha) e acho que não tem teoria para fazer isto.
      É tipo tentativa e erro.
      Se for construir avisa! curioso para ver o resultado

  • claudio amaral rocha oliveira disse:

    Boa noite, https://www.youtube.com/watch?v=xoBLoO0eL0M, os tailandeses são criativos demais, Olha só esse processo de contruçao do nosso amigo no youtube, agora, eu sempre soube e é essa a duvida que tenho para voces que não se deve juntar fibra de vidro com aço porque eles nao se combinam. O que acha desse sandwich do nosso amigo? eu consigo comprar essa placa que ele usa com voces ? abraços….a proposito voce tem algum whatsapp para contato?

    • Barracuda Composites disse:

      O barquinho dele navega em rios mas eu não faria isto para um barco de mar aberto.
      O WhatsApp da e-composites é: 21 988358938

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *