Definindo o Formato do Casco

A forma do casco é definida de acordo com a sua aplicação. Existem basicamente três tipos de casco: de deslocamento, de semi-deslocamento e de planeio. Linhas mais arredondadas são desejadas em cascos de deslocamento, como é o caso dos trawlers e traineiras de pesca, que possuem sua velocidade limitada pelo seu comprimento e deslocamento. No caso de barcos a vela, as linhas são esbeltas na proa, enquanto na popa são arredondadas e cheias para gerarem uma formação de ondas ideal para a sua performance, tanto no contravento quanto no vento de popa.

 Algumas embarcações operam em condições intermediárias, entre o planeio e o deslocamento, e possuem cascos de semi-deslocamento. Estes cascos têm formas também intermediárias, com proas arredondadas e popas mais planas com menos volume.

No caso de cascos planadores, as linhas são projetadas com fundo plano, para poderem planar com mais facilidade, e a forma em “V” do fundo é definida de acordo com o tipo de mar onde a embarcação irá operar. Caso você queira passear com a família em águas abrigadas, então um casco com fundo plano e pouco “V” será a melhor opção de desempenho. Por outro lado, se o objetivo é pescar em águas agitadas com muita formação de ondas, então é melhor escolher um casco com uma boa dose de “V” para fornecer uma navegação confortável e segura.

Comentários (6)

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Andre,

      Vai depender de muita coisa como o peso do barco – tipo de fundo – ângulo do fundo – disposição de peso a bordo – potência do motor. Alguns barcos tem um bom compromisso com todos estes fatores e por sisto navegam melhor.

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Reinaldo,

      Não necessariamente vai ter problema se a velocidade for baixa mas, conforme o barco começa a planar, o “chine” oferece uma estabilidade para o casco não ficar rolando de um lado para o outro.

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Marcos,

      O angulo de fundo (na popa) de uma lancha de pesca oceanica varia de 14 a 16 graus e na proa de 30 a 34 graus! Tem barco de alta velocidade que o angulo na popa chega a 24-26 graus.

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