Tudo Sobre a Pintura da Sua Embarcação

Antes da aplicação da pintura de base, independente do tipo de tinta a ser utilizado, é preciso preparar a superficie do casco. O lixamento serve para corrigir imperfeições, retirar a pintura antiga, se for o caso, e também melhorar a aderência da camada de tinta que promoverá o acabamento final.

Passada esta etapa, e corrigidas pequenas imperfeições, rachaduras e trincas, caso existam, aplica-se a pintura de fundo. O número de demãos e a espessura delas depende muito do produto utilizado e do fabricante. Sendo assim, é imprescindível que as recomendações do fabricante sejam seguidas rigorosamente, caso contrário, o resultado final poderá ficar comprometido. A preparação do casco é outro fator vital na hora da pintura, para que seja evitada qualquer possibilidade da tinta se desprender do casco.

Nem só de tintas e vernizes vive uma boa pintura. Os equipamentos usados e a forma de aplicação também são importantes na obtenção de um resultado final satisfatório. O uso de pistola é o mais indicado para pintores sem muita experiência.

A pintura com pincel ou rolo só deve ser feita se o pintor estiver realmente muito acostumado com esse tipo de serviço. Antes de mais nada, deve-se saber que existem tintas de acabamento específico para uso com pincel. Tentar utilizar pincéis com um produto formulado para aplicação com pistola é desastre na certa. Mas se o construtor for experiente com este tipo de pintura vai ser necessário utilizar um pincel de seda que retenha uma quantidade razoável de tinta ou verniz. Sua largura, dependendo da peça, pode ser de 2 a 5 polegadas.

Antes de usar um pincel novo, remova os pelos soltos batendo vigorosamente o pincel contra a palma da mão ou esfregando-o entre as suas mãos. Então molhe o pincel com um solvente compatível com o tipo de tinta que será utilizado, para retirar partículas de poeira. Remova bem o excesso, lave o pincel com água e sabão, enxague-o bem e penteie-o cuidadosamente para remover qualquer trança dos fios do pincel. Garanta que todo o pelo esteja alinhado e solto. Após cada uso, limpe-o com o mesmo solvente. Finalmente, lave com sabão, enxague, penteie e embrulhe em papel. Deixe secar antes de guardar, sempre deitado ou pendurado, nunca apoiado sobre seus pelos. Isto pode parecer um exagero, mas é uma sistemática que somente profissionais podem entender.

Se o construtor não tiver prática na aplicação com o rolo, a tendência é que durante a pintura se forme sobre o casco uma superfície com pequenas bolhas, como uma espécie de esponja. Um pintor experiente elimina essas bolhas com um pincel, imediatamente após a passagem do rolo. Se ele não tiver experiência, provavelmente boa parte da pintura não ficará perfeita. Em termos de salubridade, não há qualquer inconveniente em pintar epoxy e poliuretano através de pistola, mas o operador deverá usar equipamento de segurança.

A tecnologia de fabricação de tintas nos dias de hoje é tão avançada que não há nenhum problema para se desenvolver um sistema de pintura com propriedades específicas para qualquer aplicação. Para barcos, o número de variações possíveis é praticamente infinito, e existem no mercado formulações que atendem a maior parte dos requisitos.

Com um desenvolvimento maciço em tecnologia neste setor, a opção de produtos cresceu. Por isso, é muito importante que o usuário escolha o produto correto para o trabalho, bem como os métodos certos para a preparação, aplicação, diluição e limpeza. Muitas pessoas criticam os produtos de alta performance injustamente, quando as reclamações deveriam ser dirigidas a má aplicação. Se o construtor está à espera de um acabamento primoroso, ele deve estar ciente que mais tempo e esforço serão gastos na preparação da superfície.

Em geral, qualquer pintura tem duas funções: proteger a superfície e proporcionar uma aparência estética agradável. No caso de um barco de serviço, o último requisito pode ser de menor importância. Em certas circunstâncias, algum requisito de proteção tende a ser sacrificado em favor de uma aplicação de baixo custo. O ambiente marítimo é agressivo e degradante, e para haver uma proteção completa, a pintura deve resistir à absorção de água, vapor, ataque químico, raios ultravioletas, abrasão e avarias mecânicas.

Outro aspecto igualmente importante é que a pintura precisa ter propriedades de adesão sobre a superfície a ser protegida. Para fins estéticos, a pintura deve oferecer um alto brilho e deve reter esse acabamento o maior tempo possível, sem esfarelar, amarelar ou rachar. Nesse caso, é preciso trabalhar para evitar ao máximo porosidade na superfície externa. As causas de aparecimento de porosidade são várias e, normalmente, recaem sobre uma mistura mal diluída e na baixa qualidade do sistema de aplicação.

Comentários (20)

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Marcelo,

      Você pode usar varias cargs mas a mais leve delas é a microesfera oca. Tem um alto rendimento e uma densidade final da massa de 600 kg/m3. Normalmente (depedendo da viscosidade da resina), você pode colocar 3 kgs de microesfera em 12 kgs de resina.

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Natalia,

      Pode sim. É bem mais prático e a preparação é simples. Use uma base primer epoxy e duas demãos de tinta PU

    • Barracuda Composites disse:

      Tiago,
      Parte é verdade. Voce deve lixar toda a superfície do gelcoat original até ter uma boa aspereza na superfície. Depois com uma pistola especial para tinta de alta viscosidade aplicar 2-3 camadas de gelcoat com 0.6mm de espessura cada uma, deixando a última para adicionar uma solução de parafina para remover a pegajosidade superficial do gelcoat. Depois, começar com o trabalho de lixa dágua/seca até o grão 1000 e depois polir.

  • Youngster Lucas disse:

    Boa noite,
    Estou reformando uma lancha de 12 pes em fibra. Lixei e retirei toda a tinta antiga ate ficar toda no gel coat. Apliquei 1 camada de gel coat com parafina, usando 700g de produto por metro quadrado, mas percebo que em alguns pontos a resina ficou mais fina aparecendo o fundo quando lixo. Posso reaplicar uma nova camada de gelcoat nessas áreas? A lancha é branca e estou aplicando gelcoat preto e a aplicação esta sendo feita com rolo.

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Youngster,

      Se o fundo é claro e você está pintando de preto, certamente vai precisar de mais de uma demão. 800 gr/m2 por demão está razoável para não escorrer. Com certeza você vai ter que aplicar outra demão, mas tenha certeza que todo o gelcoat aplicado na primeira camada esteja livre de parafina!!

  • Youngster Lucas disse:

    Ok. existe algum produto que retire alguma possível sobra de parafina que possa ficar depois do lixamento?

  • Posso utilizar tinta poliéster com verniz para reforma de dois caiaques? Qual seria o preparo ideal para a superfície desde o primer ao verniz?

    • Barracuda Composites disse:

      Oi André,

      Você pode preparar a superfície com lixa d’água ou seca (hookit) até o grão 400. Depois aplicar primer epoxy e tinta poliéster. Se quiser, depois de seca, lixar novamnete a superficie ate o grão 600 e aplicar verniz poliéster.

  • Gustavo disse:

    Ola, bem informativo teu post. Posso usar tinta spray esmalte sintético automotivo? Como não possuo pistola e compressor, pensei substituir o rolo e a tinta pu por esmalte sintético automotivo para pintar as partes do casco interno e superiores. Meu objetivo e melhorar o acabamento. Mas havendo um pince/rolo que desse bom acabamento poderia pintar com tinta pu. O que voce recomenda?

    • Barracuda Composites disse:

      Oi Gustavo,

      Para pincel/rolo o esmalte sintético vai ficar ótimo. O acabamento fica muito bom (depende também do pintor… rs!!) e tem boa durabilidade nas partes internas!

  • Alessandro Villela disse:

    Boa tarde. Primeiramente deixo meus parabéns pelo excelente post. Se puder me ajudar eu agradeço imensamente. O casco de uma embarcação (fibra) pode receber verniz marítimo (indicado para madeira com exposição solar, deck, etc)? Estou pensando em passar no casco na parte externa e embaixo. (Está perdendo o brilho). Caso contrário, o que devo utilizar? Muito obrigado.

    • Barracuda Composites disse:

      Alessandro. Não sugiro voce fazer isto. Tem muito estaleiro que pinta o costado do barco com tinta poliuretano e depois da uma camada de verniz “clear” para mantar o brilho por mais tempo. Se não for esta situação então não precisa aplicar verniz. Qual eh o seu barco??

  • Cássio Cachattori disse:

    Olá boa noite.. me tire uma dúvida por favor
    Bom comprei meu primeiro barco a vela e um canadense tanzer 7.5.
    Ele está com a pintura superior gasta do tempo.. e com micro trincas.. vi que está com pintura original..
    Gostaria de deixar ele esteticamente mais bonito.. mas também não gastando muito dinheiro..
    Estava pensando em lidar toda parte superior.. e pintar mas não sei qual tinta posso usar?
    Algo que fosse espesso para cobrir as micro trincas e evitar infiltração.. o que posso fazer tipo de tinta ?? Obrigado

    • Barracuda Composites disse:

      Sugiro voce lixar toda a superfície do costado e aplicar duas camadas de primer de alta espessura. Lixar novamente e se ainda houver trincas usar uma massa epoxy. Lixar novamente e aplicar 2 camadas de tinta poliuretano!

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