Desenhando as Linhas do Casco

Embora alguns construtores iniciantes possam pensar que é possível construir um bom barco com apenas alguns rascunhos ou esboços, deve-se ressaltar que a representação correta e mais indicada  das linhas de um barco é feita a partir de planos. É necessário que as linhas e parte do plano de construção sejam desenhados sempre em escala e plotados de forma que o construtor possa obter, nestes desenhos, todas as informações necessárias à construção do casco. Alguns projetos são ainda oferecidos em escala natural, o que, sem dúvida, facilita a construção, com seus desenhos prontos para serem passados como gabarito para o material das cavernas a ser recortado.

Desenhos em escala natural, geralmente plotados em filmes de mylar, são necessários para aquisição de gabaritos quando um ou mais barcos são feitos utilizando o mesmo plano de construção, ou então na construção de cascos de veleiros de regata, em que o desenvolvimento das linhas deve estar em conformidade com as tolerâncias  das dimensões de alguma regra de performance.

Já se foi o tempo que era necessário ter uma sala de risco dentro do estaleiro, onde certamente o mais qualificado carpinteiro era responsável por desenhar e suavizar as linhas longitudinais do casco. Com a introdução do computador, existem alguns casos em que não há necessidade da representação em escala natural das linhas do casco, uma vez que softwares sofisticados podem fazer o carenamento de toda a superfície em poucos segundos.

Comentários (2)

    • Barracuda Composites disse:

      Arthur,
      os programas de modelagem 3D mais utilizados no projeto de embarcações são o Rhinoceros e o Solid Works. Ambos os programas são excelentes, cada um com suas características. Pra quem utiliza o Rhinoceros é um programa muito ágil e intuitivo, onde você consegue modelos de grande qualidade e ótimas opções de plugins. Já para quem utiliza o Solidworks, a grande diferença é o Solid ser paramétrico e possuir a árvore de comandos editável, o que torne muito fácil fazer qualquer atualização no modelo mesmo que nas fases iniciais da modelagem. Uma boa vantagem do Solidworks também é o mesmo possuir um bom renderizador nativo e também ótimos pacotes para cálculo de elementos finitos.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado.