Layout do Estaleiro


Nenhum barco deve ser construído ao ar livre. Os materiais sofrem por ficarem expostos durante a construção e o resultado é um produto de qualidade inferior.  As ferramentas também sofrerão se deixadas ao ar livre e guardá-las diariamente resultará em gasto de tempo.  Além disso, haverá dias de chuva. Por essas razões, é essencial uma cobertura para a fabricação do barco.

A primeira coisa a ser determinada é a área necessária para a construção.  Como regra geral, o tamanho mínimo é de duas vezes o tamanho do barco.  Isto proporciona espaço suficiente para uma bancada, para a maioria das ferramentas e estoque de materiais, e para que se possa andar e trabalhar ao redor do barco.  Note que, se está se pensando em desenvolver um modelo e fôrmas, a necessidade de espaço poderá ser maior.

Caso você utilize ferramentas estacionárias, será necessário um espaço maior.  Lembre-se de deixar espaço suficiente ao redor das ferramentas de forma a poder trabalhar com grandes peças de madeira ou mesmo metal.

Em alguns casos de construção de catamarans, a necessidade de espaço pode ser contornada.  É possível fabricar os cascos separadamente e armazená-los fora do galpão, aguardando a montagem final, que pode ser feita do lado de fora.  Tenha sempre em mente, durante a montagem de um galpão, a possibilidade de expansão, pois durante esta ou a próxima obra poderá ser necessário mais espaço.

Você já sabe onde construir seu barco?

Comentários (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *