É possível também variar a quantidade de fios em cada direção e fabricar tecidos que tenham propriedades mecânicas direcionais. Normalmente, o máximo que se faz comercialmente são tecidos com diferenças na quantidade de fios de 30% a 70% entre as direções. Quando pelo menos 70% dos tecidos são colocados, ou concentrados, em uma só direção ele é chamado de tecido unidirecional.
Estes tecidos são produzidos em larguras que variam do tamanho do rolo normal de 50 polegadas ou até fitas (tapes) com 2” (50mm), 4” (100mm), 6” (150mm) e 8” polegadas (200mm), incluindo também larguras intermediárias. Para tecidos unidirecionais de carbono as larguras comerciais são de 300mm (12”) e 600mm (24”) pois são mais fáceis de serem utilizadas com impregnadores ou com tecidos do tipo pré-impregnado.
Os tecidos colados transversalmente são melhores porque, além de eliminarem as poucas tramas, são muito fáceis de serem impregnados. Esta forma de reforço aumenta bastante as propriedades direcionais, embora na direção transversal ou em qualquer outra, a sua resistência seja muito baixa. Entretanto, o que sempre acontece, é que esse tipo de tecido é colocado nas regiões onde o construtor já determinou a direção principal do esforço.
Existe um grande número de opções disponíveis para se comprar tecidos unidirecionais não tramados, colados ou fabricados de uma dezena de formas diferentes. Todos eles têm prós e contras, o que só é possível ser descoberto com testes práticos. Note também, que a resistência e o preço podem variar muito entre todas estas configurações.
É também possível a construção de laminados a partir de tecidos unidirecionais, variando sua orientação através de suas camadas. Uma grande vantagem desse método é a redução da espessura e o excelente teor de vidro, que normalmente excede aos tecidos bidirecionais. Dessa forma, você pode construir um tecido apontado para quatro direções diferentes, [0/ 90/ 45/ -45] com predominância em uma ou duas delas, e otimizar resistência e peso. Observe, entretanto, que as dificuldades de moldagem são enormes com esse tipo de material e vão exigir limitações de ordem construtiva.
Os tecidos unidirecionais podem ser fabricados somente com um tipo de fibra ou com a combinação de duas delas. Os padrões mais usuais de tecidos unidirecionais híbridos são de carbono com kevlar e vidro com kevlar. Os tecidos unidirecionais têm gramaturas que variam entre 80 e 1200 gr/m2.
Kenitti disse:
Olá,estou tendo um grande problema na infusão com o direcional de carbono 600,sempre tenho esse problema em uma targa 74 pés,as primeiras camadas de tecido molha mais não penetra nos direcionais e o problema que nessas regiões o construtor pede 8 camadas de direcional,usei freio nas linhas de vácuo para travar a resina na peça,fiz um trabalho de reinjetar a resina varia vezes mas mesmo assim n tive o resultado ideal,o que poderia estar fazendo para ajustar isso?
Faço processo em uma targa 83 pés com a mesma quantidade de direcional porem com o tecido normal não o de carbono e não tenho problemas,
Barracuda Composites disse:
Kenitti,
Imaginamos que você está usando uma resina VE. Você tem que notar que os tecidos de carbono devem ter o sizing correto para a resina que você usa. A maioria dos tecidos de carbono são produzidos para utilização com resina epoxy e o diâmetro das fibras de carbono de padrão comercial tem 4-5 microns contra 18-22 microns das fibras de vidro. Então certamente vai haver dificuldade de impregnação. Dependendo se você usa um tecido unidirecional de 12k, 24 ou 48k o espaço para a passagem da resina é bem pequeno. Inicialmente use um tecido de carbono com o sizing compatível com a resina. Sobre o flow é possível sim contornar o problema.
Kenetti Alves disse:
Ok,vou me atentar a essas informações,obrigado
Francisco pitta disse:
Quero fabricar trem de pouso para aeromodelos, este uni direcionais, aceita vai ter que aguentar na hora do pouso, uma média de 30 kilos de impacto, também a resina pode ser a normal? Agradeço e uma boa noite.
Barracuda Composites disse:
Olá, Francisco
Você pode utilizar resinas de laminação comuns compatíveis com as fibras que você vai utilizar, garantindo que elas tenham boas propriedades estruturais. A resistência a um determinado esforço é construída a partir da combinação das propriedades mecânicas das partes do composto, ou seja, da resina e da fibra.
Resistência ao impacto é o forte de fibras de aramida, principalmente, mas as fibras de vidro também se saem muito bem nesse aspecto e devem suprir sua necessidade nesse caso.
Eduardo Reis disse:
Boa tarde!
Estou querendo fazer um reforço estrutural na antepara de fixação dos fuzis do estaiamento, em meu veleiro, estou pensando em laminar em fibra de carbono, atualmente é feita em madeira, qual tipo de tecido e resina você me indica?
Barracuda Composites disse:
Boa tarde Eduardo!
Sugerimos que você utilize 4 camadas de CBX400 (45/-45) e 4 camadas de UC (unidirecional) de 400 gr/m2 intercaladas com resina epoxy
Flávio disse:
Boa tarde, estou querendo fazer um caiaque de fibra de carbono, onde o fundo pretendo laminar a vácuo, comprei o cbx300, porém não sei se é o material correto, e tbm não sei quantas camadas preciso de fibra de carbono ou se uso núcleo estrutural, se sim qual mais indicado?
E outro ítem que quero fazer é o capô de um carro, quais materiais indicados por gentileza?
Barracuda Composites disse:
Bom dia Flavio,
Você pode utilizar tranquilamente o CBX300 para laminar o caiaque, esse tecido é de alta performance e normalmente é ele mesmo o utilizado nesse tipo de projeto.
Como é o projeto de seu caiaque? Você pretende construir uma embarcação de competição ou mais de lazer? Essa é uma definição importantes antes de optarmos por um plano de laminação.
Ficamos no aguardo.
Tarcisio disse:
Preciso de tecido p reparo de quadro de bicicleta de carbono qual seria o mas ideal
Barracuda Composites disse:
Oi Tarcisio,
Você pode usar uma combinação de um tecido plano de 200 gr/m2 e um outro de 225 gr/m2 de tecido unidirecional. Use sempre uma resina epoxy e aplique pressão sobre o reparo.
Tarcisio disse:
Boa noite Não encontrei o 200g e o 225g ele lá na loja virtual, tem alguma outra identificação p encontrar obrigado
Barracuda Composites disse:
Oi Tarcisio,
Temos carbono de 225g, 300g e 400g. Temos também unidirecional de vidro com 700g e tecido híbrido de aramida com vidro de 320g.
Flávio disse:
Olá, desculpa responder só agora, eu não tinha recebido a notificação de resposta caiaque é para recreação apenas, tenho todos equipamentos para laminar a vácuo caso seja possível.
Obrigado
att. Flávio
janio lanes disse:
olá bom dia fiz um molde de isopor coloquei os reforços estruturais de muito boa dureza e resistência ( eps 5 ) encapei com papel e quero saber se posso usar o tecido de fibra de vidro ( TECIDO DE FIBRA DE VIDRO RE200P) ao invés daquela manta de fibra de vidro.
Barracuda Composites disse:
Oi Janio,
Pode usar sem problemas!
renato jung disse:
Olá, boa tarde.
Preciso reparar uma retranca de windsurf Carbono, bem na cabeça dela.
Qual o tecido recomendado?
Barracuda Composites disse:
Mais fácil seria usar o tecido Biaxial CBX400 nas direções de 45/-45. Este molda muito bem em locais difíceis.
Carlos Augusto G R. disse:
Boa Tarde. Estou começando o projeto de construção do mastro de madeira, do meu veleiro. Pensei em botar uma manga de carbono no cinco primeiros metros. Qual seria a melhor especificação de tecido, para isso ?
Barracuda Composites disse:
Qual o comprimento e a secao do mastro????
De qualquer forma o material seria um laminado iintercalando 80% de tecidos unidirecionais com 20% em 45/-45
Utiliize resina epoxy e vacuum bag!!!
Nao esquece de me passar o comprimento do mastro!